· Boreal tem design marcante, com a nova identidade da Renault, e foi apresentado globalmente em julho, em São Paulo
· Novo SUV da Renault traz tecnologia intuitiva, sendo o primeiro veículo produzido no Brasil com o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services
· Sistema de som premium Harman Kardon, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre
· Human First Program, com 24 sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), o pacote mais completo do segmento C-SUV
· Renault Group Modular Plataform (RGMP), a plataforma modular, flexível e global para os segmentos B, C e LCV, predisposta para motorizações multi-energia
· Três versões de acabamento: evolution, techno e iconic. Todas com excelente prazer ao dirigir graças ao eficiente motor turbo TCe 1.3 flex de 270 Nm e câmbio EDC de dupla embreagem úmida com seis marchas
· Com nota A no Inmetro, o Boreal oferece a melhor eficiência energética (1,79MJ) do segmento C-SUV entre os modelos a combustão, ou seja, baixo consumo para os consumidores
· Cinco anos de garantia sem limite de quilometragem
· Brasil é o primeiro país a produzir e comercializar o Boreal. Em 2026, o veículo será exportado para outros 17 países da América Latina
A Renault está lançando no Brasil o Boreal, o SUV imponente e tecnológico que chega para competir no segmento C. O veículo é o quarto lançamento no mundo do International Game Plan 2024-2027 e o segundo no Brasil, apresentado em outubro de 2023, no Rio de Janeiro, pelo CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive.
“O Boreal chama a atenção por onde passa e já surpreendeu pelo design e tecnologia. O eficiente motor turbo TCe 1.3 flex de 270 Nm e câmbio EDC de dupla embreagem úmida com seis marchas proporciona excelente prazer ao dirigir, o que torna o Boreal um veículo único em seu segmento”, afirma Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault do Brasil.
Revelado globalmente em julho, em São Paulo, o Boreal tem um design imponente e traz a nova identidade de design da Renault, com elementos fluidos na carroceria, curvas generosas e linhas de tensão, que são equilibradas pela integração de elementos técnicos mais estruturados, expressando dinamismo.
O Renault Boreal eleva a experiência conectada a um novo patamar. Com tecnologia interativa e interface Google nativa, o modelo transforma a cabine em uma verdadeira extensão digital do dia a dia dos usuários.
O Boreal é o primeiro veículo produzido no Brasil com Google Automotive Services (GAS). Essa tecnologia tem embarcado o Google Maps, Google Assistant e Google Play.
O Google Maps nativo é integrado e exibido nas duas telas, com informações sobre o trânsito em tempo real e atualizações automáticas. Já o Google Assistant permite controlar o sistema de navegação, música, chamadas e até mesmo o ar-condicionado apenas por comando de voz, sem tirar os olhos do trajeto, são mais de 70 comandos por voz. Mais de 100 aplicativos estão disponíveis no Google Play, como Waze, Amazon Music, HBO Max, entre outros.
Com o Google Automotive Services, os dispositivos da sua casa conectados ao Google Home também podem ser acessados com comandos de voz customizados, garantindo mais conforto e segurança sem tirar os olhos do trajeto.
O Boreal também traz atualizações FOTA à distância sem fio (over-the-air), tanto para o sistema de infoentretenimento como para os dispositivos de assistência ao motorista, cluster e toda a conectividade. A conectividade embarcada também abre caminho para a manutenção inteligente, com alertas, monitoramento do estado do veículo e recomendações de manutenção diretamente por meio da interface ou aplicativo My Renault.
O Renault Boreal faz parte do Human First Program que se concentra em proteger todos os usuários, com base em uma abordagem centrada no ser humano. O Boreal é uma referência em matéria de segurança ativa e conforto ao volante, com até 24 sistemas de assistência ao motorista (ADAS), a proposta mais completa do segmento C-SUV.
Inaugurada com o Kardian, a Renault Group Modular Plataform (RGMP), é altamente versátil e permite passar de um modelo urbano como o Kardian (4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre eixos, 1,77 m de largura) para um veículo do segmento superior, como o Boreal (4,56 m de comprimento, 2,70 m de entre eixos, 1,84 m de largura), garantindo as melhores performances dinâmicas e o conforto para todos os ocupantes.
O Boreal traz o reconhecido motor turbo TCe 1.3 flex de 270 Nm combinado ao eficiente câmbio automático de dupla embreagem úmida (EDC) de seis marchas, garantindo uma condução suave, reativa, prazerosa e com economia de combustível.
O Boreal é nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com consumo de 11,2 km/ na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina e 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, com etanol. O veículo é o que tem a melhor eficiência energética (1,79MJ) do segmento C-SUV entre os modelos a combustão.
O moderno conjunto motor/câmbio alia o prazer ao dirigir com baixo consumo de combustível e a melhor eficiência energética do segmento C-SUV.
O modelo chega em três versões de acabamento: evolution, techno e iconic, com preços a partir de R$ 179.990. O Boreal é o primeiro veículo da Renault que tem 5 anos de garantia sem limite de quilometragem.
Design: estilo moderno, escultural e imponente
Com o Boreal, a Renault está reafirmando sua ambição de se tornar uma marca de referência no segmento C-SUV em escala mundial. Desde o início do projeto, o modelo foi pensado para satisfazer as expectativas específicas de seus principais mercados, onde o design externo é um grande fator de diferenciação na decisão de compra, devendo expressar solidez, valor percebido, tecnologia embarcada e status social.
O design externo do Renault Boreal se insere em uma clara visão de estilo: oferecer um veículo imponente com foco na família, com um estilo moderno, escultural e diferenciado. O Boreal é um modelo que associa elegância e tecnologias de grande valor agregado para o cliente.
Para isso, o modelo adota a nova identidade de design da Renault. Por meio desta nova linguagem estilística, o projeto é baseado em elementos fluidos na carroceria, com curvas generosas e linhas de tensão, que são equilibradas pela integração de elementos técnicos mais estruturados, que expressam controle e dinamismo.
Com seus 4,56 m de comprimento (por 1,84 m de largura), o Renault Boreal se posiciona no segmento C-SUV, oferecendo proporções atraentes. A silhueta tem volumes equilibrados, com um entre eixos mais longo (2,70 m) e balanços reduzidos, o que confere espaço interno e dinamismo visual ao modelo. Com altura de 1,65 m, o teto do Renault Boreal é ligeiramente inclinado. Associado a uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil, esta carroceria confere ao veículo um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.
À primeira vista, o Renault Boreal marca presença com um capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita, que é reconhecida graças aos exclusivos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo.
As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria marcada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo. As caixas de rodas são destacadas por protetores com design clean e elegante, remetendo à solidez e sofisticação.
Interior: confortável, elegante e conectado
Do lado de dentro, cada detalhe do Boreal foi pensado para oferecer uma experiência moderna e conectada, favorecida pelo design harmoniosamente sensorial. Assim como no design externo, o interior da cabine conta com todos os códigos do mundo dos SUVs, com equipamentos sofisticados e materiais de qualidade superior.
Com seu design interno inédito, o cockpit do Boreal é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal OpenR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas que exibe todas as informações relacionadas à condução. Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido, que valoriza as funções conectadas. Os controles estão distribuídos ergonomicamente: a alavanca da transmissão do tipo “e-shifter” é compacta, enquanto o volante multifunções é ao mesmo tempo sóbrio e elegante, com seus botões metálicos retroiluminados.
O ambiente luminoso é totalmente personalizável graças à iluminação em LED de 48 cores. As transições da luz podem variar automaticamente em função do modo de condução selecionado por meio das configurações do sistema Multi-Sense, proporcionando uma imersão sensorial total.
A parte superior do painel tem um toque suave graças aos revestimentos que aumentam a sensação de conforto e refinamento. Algumas partes da cabine contam com adornos gravados a laser que brincam com os reflexos da iluminação ambiente. Na versão iconic, os bancos são revestidos na cor azul Mercure, dando um toque a mais de exclusividade e sofisticação.
O Boreal privilegia o conforto, com bancos dianteiros elétricos com memória de posição e massagem para o motorista (de série na versão iconic). Espaços de armazenagem estão distribuídos de forma inteligente por toda a cabine, para satisfazer as necessidades diárias no uso em família: porta-objetos, console central fechado e refrigerado, duas portas USB-C na frente, carregador por indução. Para proporcionar ainda mais conforto, o Boreal é equipado com ar-condicionado automático dual-zone.
Na parte de trás, o banco 40/60 conta com apoio de braço central e um sistema Easy Break, que agiliza o rebatimento dos bancos. Os passageiros do banco traseiro também se beneficiam com as saídas de ar dedicadas e duas portas USB-C.
O porta-malas é generoso, com um volume de carga de 522 litros (VDA) ou 1.279 litros (VDA) com os bancos rebatidos. A menor altura da base do porta-malas facilita a utilização.
Experiência sonora imersiva
O Renault Boreal oferece um sistema premium de áudio Harman Kardon, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre, músico, compositor e produtor francês, amplamente reconhecido como um dos pioneiros da música eletrônica. Este sistema exclusivo de som, que é de série na versão iconic, integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido. O resultado é excepcional, proporcionando um som mais vivo, imersivo e de alta fidelidade, projetado para entregar a experiência de um verdadeiro estúdio de som sobre rodas.
Cinco ambientes exclusivos — Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge — completam esta experiência. A atuação de Jean-Michel Jarre não se limitou a um simples apoio artístico: ele orientou o projeto acústico em sua totalidade, desde o layout dos alto-falantes até a afinação do software, para oferecer uma experiência sonora de alta precisão, à altura do DNA tecnológico da Renault.
Interface Google nativa: praticidade e tecnologia
Uma das principais vantagens da versátil plataforma RGMP é a arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Projetada para ser totalmente compatível com as regulamentações atuais e futuras, ela abre caminho para a integração de tecnologias embarcadas com forte valor agregado. O Renault Boreal é uma demonstração concreta desta estratégia, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa e o primeiro a ser produzido no Brasil.
Baseado nos serviços embarcados do Google, o sistema multimídia OpenR Link está no centro desta estratégia. Por meio de uma interface unificada, o sistema permite um acesso simples e coerente com o uso que os clientes já fazem das ferramentas digitais. O Google Maps nativo é integrado e exibido nas duas telas, com informações sobre o trânsito em tempo real e atualizações automáticas.
Mais de 100 aplicativos estão disponíveis no Google Play, incluindo os onipresentes sistemas de navegação otimizados a exemplo do Waze, o melhor das rádios de todo o mundo com o Radioplayer for Renault, plataformas musicais de alta definição como o Amazon Music, o melhor das plataformas de vídeo em streaming como Prime Video ou HBO MAX, um game musical on-line único no mundo para todos os passageiros como SongPop for Renault e acesso à internet por meio do navegador Vivaldi.
O Boreal chega para redefinir a experiência ao volante, unindo inovação, praticidade e tecnologia. Com integração ao Google Assistant, você pode controlar o sistema de navegação, música, chamadas e até mesmo funções do carro como o ar-condicionado e, também, dispositivos da sua casa com comandos simples de voz, garantindo mais conforto e segurança sem tirar os olhos do trajeto.
Quer ajustar a climatização da sua casa? Basta dizer: “Ok Google, ativar casa verão/ inverno” podendo ligar o ar-condicionado e abrir as cortinas ou aquecer o ambiente, por exemplo. Precisa de mais segurança? Experimente: “Ok Google, ativar câmeras de segurança”, ligue a iluminação, abra o portão da garagem. E para deixar tudo ainda mais prático, também é possível acionar eletrodomésticos conectados à sua casa ou até preparar o café antes de chegar. E tudo isso apenas por um simples comando de voz. tudo por voz. As funcionalidades do Google Home requerem dispositivos compatíveis instalados na casa do cliente.
My Renault: soluções conectadas
O Kardian 2026 inaugurou uma nova era de soluções conectadas com o My Renault e o Boreal dá continuidade e amplia o mundo da conectividade na Renault.
O novo ecossistema busca trazer tranquilidade, segurança e praticidade. Disponível como uma opção nas versões techno e iconic a tecnologia abre uma gama de serviços adicionais para o cliente Renault, como monitoramento do veículo tanto contra intrusos como em caso de furto ou roubo, manutenção conectada, além de dashboard, dentre outros serviços.
Desenvolvido pelo time de engenheiros da Renault do Brasil, o sistema de rastreamento do veículo permite o monitoramento do veículo em caso de furto ou roubo. O serviço pode ser acionado pelo cliente e o monitoramento é feito pela Renault, que acompanha o processo e dá suporte às autoridades policiais na recuperação do veículo.
Esse sistema também permite a indicação da localização do veículo pelo APP, bem como identifica a presença de estranhos no carro, caso o alarme perimétrico seja acionado.
Outra importante função é a Manutenção Conectada, que emite alertas programados, no caso de revisões regulares por quilometragem ou tempo e proativos, quando o sistema detecta alguma anormalidade no veículo, recomendando ao cliente a visita à um concessionário da marca. São três níveis de alertas: os informativos, os de recomendação de contato com o concessionário e os que requerem uma imobilização imediata do veículo.
O sistema permite ainda a atualização remota de sistemas “over the air” sem a necessidade de visita à um concessionário. Como, por exemplo, para atualizar a central multimídia, Cluster, o modulo de conectividade, câmera e sonares com uma versão mais recente do sistema.
Por meio do aplicativo My Renault, o cliente tem acesso à uma gama de informações que permitem o monitoramento do veículo, com informações relevantes, como:
· Status do último uso
· Quilometragem
· Autonomia
· Nível de combustível
· Localização do veículo estacionado
· Acionamento remoto da buzina e faróis, para auxiliar na localização do veículo em estacionamentos
O My Renault também permite o acesso, pelo smartphone, dos manuais do veículo, com funções interativas para sanar as dúvidas do consumidor.
O pacote de conectividade é incluído nas versões techno e iconic. E suas funções podem ser acessadas pelo cliente sem custo por um período de três anos.
Human First Program: segurança para todos os trajetos
O Human First é o programa abrangente de segurança automotiva da Renault, que se concentra em proteger todos os usuários, incluindo motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas, com base em uma abordagem centrada no ser humano.
Graças à arquitetura elétrica e eletrônica da plataforma RGMP, o Boreal integra até 24 sistemas avançados de assistência ao motorista, a proposta mais completa no segmento C-SUV.
Confira o pacote completo:
- Active driver assist (LC): para ainda mais conforto, o Renault Boreal integra uma assistência de condução semi-autônoma de nível 2. Este sistema combina um controle de velocidade adaptativo com Stop&Go (ACC) à centralização de faixa (active driver assist - LC), permitindo que o veículo se mantenha centralizado na faixa a uma distância segurança, de maneira fluida e contínua.
2. Alerta de distância Segura (DW+FCW): exibe o tempo em relação ao veículo da frente, com cores ou símbolos para diferenciar entre uma distância segura e perigosa. Normalmente ativado quando o ACC não está sendo utilizado.
- Alerta de permanência em faixa (LDW): o sistema avisa o motorista se o veículo sai de sua faixa de rodagem por meio de um alerta sonoro ou vibração do volante.
- Alerta de ponto cego (BSW): o sistema detecta a presença de veículos (carros, caminhões, veículos de duas rodas, etc.) atrás e ao lado do veículo e determina se existe um possível risco de colisão. Neste caso, um sinal luminoso no retrovisor externo do lado do risco de colisão serve de alerta para o motorista.
- Alerta de saída segura dos ocupantes (OSE): este sistema utiliza os dois radares laterais traseiros para identificar veículos vindo de trás no momento, alertando de forma visual e sonora aos ocupantes antes de desembarcarem do veículo.
- Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA): permite sair com toda segurança de um espaço em marcha a ré, graças aos radares laterais traseiros que detectam e alertam sobre a aproximação de obstáculos nos cantos do veículo. Sistema de alerta que utiliza sensores de radar laterais traseiros para detectar tráfego cruzado em manobras de ré e é aplicável em situações de estacionamento perpendicular ou em ângulo. O motorista é avisado quando um objeto (veículo, moto, bicicleta, etc.) se aproxima na traseira do veículo com risco de colisão. Condições: Marcha traseira engatada e velocidade do veículo entre 12 km/h e 2 km/h.
- Assistente de estacionamento semi-autônomo (HFP): estacionar fica mais fácil e mais seguro graças à gama completa de assistências. O Renault Boreal pode gerenciar as manobras de estacionamento graças ao assistente de estacionamento semi-autônomo, complementado por quatro câmeras para uma visão panorâmica de 360°, bem como radares perimétricos na frente, traseira e laterais. O motorista pode estacionar sem tocar no volante, enquanto o veículo gerencia sozinho as manobras de baliza ou de ré.
- Assistente de parada de emergência (ESA): este sistema alerta o motorista de forma visual e sonora e pode desacelerar o veículo e até parar na mesma faixa de rolagem caso haja inatividade do motorista.
- Assistente de partida em rampa (HSA): Mantém o veículo parado em inclinação e quando o motorista engata a marcha e acelera, o carro é liberado, facilitando a aceleração em subidas.
- Assistente de permanência em faixa em tráfego contrário (E-LKA OC +RE): atua em situações críticas, como no caso de risco de sair da estrada ou na presença de um veículo vindo em sentido contrário ou detecção de ultrapassagem perigosa. O sistema alerta o motorista e corrige a direção mantendo o veículo na faixa para reduzir um eventual risco de colisão que tenha sido detectado.
- Assistente de permanência em faixa com intervenção para ponto cego (E-LKA OT): corrige a direção quando detecta que o veículo está prestes atingir outro veículo que segue a mesma direção, mas se encontra no ponto cego.
- Assistente de permanência em faixa (LKA): o sistema detecta se o veículo sai de sua faixa de rodagem e aplica uma correção no volante para ajudar o motorista a se manter na faixa.
- Câmera 360º (AVM): esse sistema oferece uma visão 360° em tempo real para monitorar os arredores do veículo durante as manobras. Ideal principalmente para manobras de estacionamento e ao dirigir em espaços apertados. São 4 câmeras que simplificam a vida do condutor, alternando entre as vistas frontal, traseira, esquerda ou direita.
- Câmera de ré (RVC): veja atrás do veículo ao dar ré, com guias dinâmicas que tornam as manobras mais fáceis e seguras.
- Controle de velocidade adaptativo com Stop &Go (ACC): O sistema ajusta automaticamente a velocidade do carro para manter uma distância segura do veículo à frente, freia no trânsito e retoma o movimento sozinho (3s-3min). Ideal para uma condução mais tranquila em congestionamentos.
- Farol alto inteligente (AHL): é um sistema que faz a comutação automática dos faróis devido a câmera detecta a luminosidade dos faróis do veículo que vem na direção oposta e ajusta a intensidade, o sistema acende os faróis altos quando o ambiente está escuro e não há tráfego, mas apaga quando detecta a aproximação de outro veículo. O funcionamento é acima de 40Km/h.
- Frenagem automática de emergência (AEBS): Este sistema alerta quando há risco de colisão, podendo acionar a frenagem se o motorista não reagir. Detecta obstáculos à frente: veículos parados ou em movimento, vulneráveis (pedestres e ciclistas) na faixa de velocidade entre 8 e 85 km/h. Emite um alerta visual e sonoro e depois aciona os freios do veículo ao se aproximar rapidamente do obstáculo a frente, pedestres ou ciclistas evitando ou minimizando uma colisão.
- Frenagem automática de emergência frontal e em curvas (AEB JA): quando o veículo faz uma curva à esquerda, o sistema calcula a distância entre os carros ou pessoas, emite um alerta visual e sonoro e depois aciona os freios do veículo ao se aproximar rapidamente do obstáculo a frente, pedestres ou ciclistas evitando ou minimizando uma colisão.
- Limitador de velocidade (SL): Limita a velocidade máxima de um veículo, que pode ser fixa ou programável pelo motorista.
- Reconhecimento de placas de velocidade (TSR): a câmera do veículo lê as placas de trânsito e o valor de velocidade legal é exibido no painel. Se a velocidade atual for superior à velocidade legal emite um alerta visual. Se a velocidade for inferior, o motorista pode ativar o piloto automático na velocidade reconhecida pelo sistema.
- Sensores de estacionamento dianteiro: seja alertado sobre os obstáculos à frente do veículo, para poder estacionar com confiança
- Sensores de estacionamento lateral: esse sistema alerta sobre obstáculos laterais, facilitando as suas manobras de estacionamento.
- Sensores de estacionamento traseiro: estacione sem esforço com radares sinalizando os obstáculos na sua traseira graças às dicas sonora e visual, ajudando em suas manobras
- Sensor de fadiga (DDAW): monitora o comportamento do motorista e emite alertas quando sinais de fadiga ou desatenção são detectados. Utiliza dados dos sensores do veículo para avaliar padrões de direção e posicionamento na faixa.
A segurança passiva também é destaque no Boreal graças aos seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina, que é item de série em todas as versões do Boreal.
Prazer ao dirigir com o motor turbo TCe 1.3 flex e câmbio EDC úmido
O novo Renault Boreal chega ao mercado equipado com o reconhecido motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países, agora produzido no Brasil, esse propulsor combina agilidade, eficiência e inovação, com tecnologias derivadas da Fórmula 1 e foco em alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
Sua versão brasileira foi desenvolvida pela equipe de engenharia da Renault e Horse no Brasil, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), reforçando o protagonismo da engenharia brasileira no projeto.
Entre as principais características do motor turbo TCe 1.3 flex estão:
- Turbocompressor: trabalha com a pressão máxima de 1.4 bar controlada com precisão pela wastegate comandada eletronicamente, que proporciona torque máximo a 1.750 rpm. Com essa tecnologia, o motor ganha em agilidade, para responder melhor às variações de pressão na admissão.
- Cabeçote em formato delta: essa construção permite um tamanho mais compacto reduzindo massa, centro de gravidade mais baixo e auxiliando no controle térmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeçote proporciona uma melhor resposta do turbo, otimizando a curva de torque.
- Comando de válvulas: o duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote tem temporização variável das válvulas de admissão e escape, comandada eletronicamente permitindo variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas, garantindo assim melhor performance e menor consumo em qualquer rotação. Além disso, o comando tem balancins roletados, que proporcionam redução de atrito e, consequentemente, menos consumo de combustível.
- Tratamento DLC (Diamond-Light Carbon): utilizando nano tecnologia desenvolvida na F1, os componentes móveis do cabeçote, anéis e pinos dos pistões receberam tratamento superficial (DLC) para reduzir atrito e consumo de combustível.
- Bronzinas polímero-metálicas: aplicação de tratamento superficial de polímero para redução de atrito no sistema virabrequim-mancais e aumento da durabilidade.
- Injeção direta de combustível: a adoção de injetores centrais com pressão de 250 bar com design desenvolvido para o etanol (vazão, direção e tamanho de jato), com seis furos por injetor, garantem uma maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência.
- Cilindros com BSC (Bore Spray Coating): o bloco de alumínio tem tratamento superficial inovador na parede dos cilindros, chamado de Bore Spray Coating. Isso permite troca térmica mais eficiente entre a câmara de combustão e a camisa d’água, reduzindo atrito com os anéis e pistões, além de um melhor controle da pré-detonação. Só esta medida já permite reduzir o consumo e as emissões em aproximadamente 1%.
- Sonda lamba proporcional: analisa qualitativamente os gases, que permite controle mais preciso da qualidade da combustão assegurando a melhor performance em qualquer situação e de maneira mais rápida.
Além da economia de combustível graças também ao sistema Start & Stop, a combinação com o câmbio automático com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) úmida proporciona um prazer de dirigir ainda maior, com baixo consumo e emissões de CO₂ reduzidos.
Prova disso é a sua classificação no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. O Boreal é nota A, com consumo de 11,2 km/ na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina e 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, com etano, e tem ainda melhor eficiência energética ((1,79MJ) do segmento entre os veículos a combustão.
A conexão do câmbio EDC com o motor turbo flex se dá por meio de um sistema de volante bimassa que proporciona amortecimento de vibrações, tornando a condução mais confortável.
Assim como vários modelos europeus da marca, o Boreal associa um motor TCe 1.3 Flex de 163 cv e 270 Nm a um câmbio com dupla embreagem úmida (EDC, Efficient Dual Clutch). Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta (“paddle-shifts”), localizado atrás do volante.
Além disso, este câmbio traz a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma verdadeira vantagem competitiva já que esta tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. O Boreal faz a estreia mundial deste conjunto com TCe 1.3 com esta versão de caixa EDC. Para receber este novo acoplamento, com torque elevado em 50Nm, a caixa EDC recebeu reforços estruturais, especialmente em rolamentos e carenagens, sem comprometer a agilidade nas trocas de marcha.
O câmbio EDC oferece o melhor compromisso entre prazer ao dirigir em uma caixa de câmbio automática e eficiência de combustível próxima à transmissão manual, em comparação com a CVT atual, especialmente com tecnologia confiável de embreagem úmida.
Com tecnologia comprovada, mais de 1,3 milhão de veículos Renault e Alpine no mundo usam a embreagem “dual clutch” úmida, como Kardian, Captur, Megane, Scenic, Talisman, Espace, Traffic, Alpine A110, entre outros.
O funcionamento se dá da seguinte maneira: duas meias caixas de câmbio controladas eletronicamente, cada uma com uma embreagem (uma para marchas pares e outra para ímpares). Com isso, acontece mudança de marcha suave, aceleração rápida e robustez melhorada com embreagem úmida.
Para maior conforto em congestionamento e durante manobras de estacionamento, por exemplo, basta soltar o pedal do freio gradativamente que o veículo já inicia o movimento, sem necessidade de pressionar o pedal do acelerador.
O câmbio EDC oferece o desempenho de uma caixa manual, com o conforto e praticidade de um câmbio automático. A dupla embreagem reduz o atrito indesejado e melhora a eficiência de transmissão de movimento do motor para as rodas. Ele apresenta uma unidade de controle eletrônico e atuadores elétricos para otimizar a economia de energia. As regras de mudança são otimizadas para permitir baixas rotações do motor, reduzindo consumo de combustível e as emissões de CO₂.
O câmbio EDC já deixa automaticamente a próxima marcha selecionada, proporcionando assim uma troca de marcha instantânea para todos os estilos de condução em quaisquer situações (modos Sport, Eco e My Sense), tanto no modo automático como no manual com os “paddle-shifts”.
Entre os principais destaques do EDC estão as funções:
- Creeping: o veículo se move suavemente quando o motorista solta o pedal do freio (alavanca na posição D ou R) para facilitar as manobras de estacionamento e melhorar o conforto em congestionamentos.
- Freio de estacionamento eletrônico inteligente: o câmbio EDC controla a sincronização entre a posição “P” e o freio de estacionamento para evitar trancos e ruídos das alavancas convencionais ao mudar sua posição de “D” até “P”.
- Assistente de partida em rampas (HSA): evita que o veículo se mova para trás durante a saída em aclives.
Outra característica importante é que a unidade de controle do câmbio EDC e a embreagem úmida (banhada a óleo) são integradas. A embreagem úmida trabalha com uma embreagem multidisco resfriada, que é acionada e lubrificada pelo óleo lubrificante. Esse tipo de embreagem é utilizado em veículos com motores de maior torque, pois o óleo da embreagem é resfriado pelo sistema de refrigeração do motor e câmbio.
O uso do câmbio EDC banhado a óleo no segmento do Boreal é uma importante vantagem competitiva. Essa tecnologia comprovadamente tem alto desempenho e oferece performance superior com:
- Melhor resfriamento do sistema:
- Significa maior capacidade e qualidade do sistema.
- Durante a condução, o motorista se beneficia de:
- Mudanças de marcha mais suaves e rápidas
- Resposta do motor mais ágil, pois há menos atraso na troca de marcha do que nas embreagens secas. Essa maior capacidade de arrancada não prejudica as manobras, pois o movimento do veículo sem aceleração permanece muito suave e confortável.
RGMP: flexível e global
O Boreal vem complementar a gama de produtos que utiliza a Renault Group Modular Platform (RGMP), uma plataforma modular, flexível e global para os segmentos B, C e LCV, que permite a aplicação de múltiplas motorizações, incluindo sistemas híbridos. Essa base inédita permite o desenvolvimento e produção de veículos com comprimentos entre 4,0 e 5,0 metros, com modularidade nas dimensões de entre-eixos (quatro medidas entre 2,6 e 3,0 metros) e três medidas para a seção traseira, além da largura da bitola que pode variar entre 1,53 a 1,6 m.
A arquitetura eletroeletrônica da RGMP permite tanto a adoção de sistemas de propulsão convencionais (monocombustível e flex) ou híbridos E-Tech (híbrido leve, 100% híbrido e do tipo plug-in), com torque entre 200 e 370 Nm. Essa moderna arquitetura também habilita a aplicação de avançadas tecnologias como sistema de assistência ao condutor (ADAS), componentes e estrutura de segurança passiva, além de eficiência na gestão energética.
A RGMP utiliza toda a expertise do Renault Group na concepção de plataformas, que permitem uma combinação entre handling, segurança e conforto ao dirigir, com um tuning do conjunto de suspensão desenvolvido especificamente para os mercados locais.
O sistema de freios do Boreal tem discos nas quatro rodas (na dianteira com diâmetro de 296 mm e na traseira com 280 mm), que permite uma ótima capacidade e distância de frenagem.
O sistema de suspensão foi desenvolvido para oferecer uma excelente dirigibilidade em diferentes tipos de terreno, com uma altura de solo de 213 mm e um bom ângulo de ataque de 22,2º, que permite encarar valetas e lombadas com facilidade. A calibração foi finalizada pelo time de engenharia do RTA (Renault Tecnologia Américas) no Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, na Argentina, para ter o melhor equilíbrio entre handling e conforto.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson e na traseira utiliza eixo de torção. Instalado diretamente na carroceria, sem suportes, contribui para a ótima rigidez torcional da carroceria e permite ótimo posicionamento e amplitude de operação, enquanto sua estrutura central permite a adoção de uma barra estabilizadora interna de 30mm.
O sistema de direção elétrica permite diferentes modos de condução, com mais assistência no modo conforto e mais firmeza no modo Sport.
Na parte estrutural, a RGMP do Boreal possui na seção dianteira, longarinas de deformação programada e linhas de distribuição de carga do impacto. Elas dissipam a energia de uma colisão por toda a estrutura, preservando o habitáculo e protegendo os ocupantes do veículo, em caso de colisão. Na seção central, a RGMP traz longarinas estampadas em aço de alta resistência, formando uma zona de menor deformação para a proteção dos ocupantes, transferindo as forças de impacto para a seção traseira.
Graças à arquitetura eletrônica RGMP, o Boreal oferece a possibilidade de escolher entre cinco modos de condução, através da tela do multimídia ou de um comando giratório localizado no console central. Cada modo é otimizado para um estilo ou situação de condução específica: Eco, Confort, Sport, Perso, além do inédito modo Smart. O sistema atua na calibração do sistema de direção, do motor e da caixa de câmbio ajustando diversas configurações, como resposta do pedal do acelerador, esforço de direção, display do painel de instrumentos do motorista e iluminação ambiente.
O novo modo Smart adapta automaticamente esses parâmetros do veículo através de algoritmos inteligentes, que respondem à melhor situação de condução naquele momento (Eco, Confort ou Sport). Os modos de condução funcionam em sinergia com a iluminação ambiente de 48 cores, permitindo que a experiência de condução seja complementada através do sistema Multi-Sense.
Blindagem com garantia de fábrica
A Renault atenderá a demanda pelo serviço de blindagem, comum no segmento de SUVs médios. Para isso, teremos uma oferta através de um parceiro externo para o Boreal. A Hi-Tech, uma das maiores blindadoras no Brasil, foi homologada no rigoroso processo “Agrèment Renault”, um padrão global de certificação de qualidade da marca, que atesta os processos e serviços de nossos parceiros. O cliente que blindar seu Boreal com a Hi-Tech manterá a garantia de fábrica do veículo.
Linha de acessórios
São 14 acessórios oferecidos, conforme lista abaixo. Destaque para o lançamento da linha YouClip, que permite diversas funcionalidades através de um dispositivo posicionado atrás do banco do passageiro dianteiro. Esse item já é um sucesso na Europa, e agora faz sua estreia junto com Boreal no Brasil.
· Alarme Kit
· Bagageiro
· Bandeja de porta-malas
· Barra de teto transversal
· Engate
· Engate de Bike
· Linha Pet
· Linha YouClip
· Sensor de estacionamento dianteiro
· Soleira
· Soleira iluminada
· Tapete PVC
· Tapete têxtil
· Tilt Down
Versões e equipamentos
evolution turbo TCe – R$ 179.990
Principais equipamentos de série:
§ rodas de liga leve 18" design mountain na cor cinza
§ faróis full LED e lanternas com luzes de direção dinâmicas
§ assinatura luminosa com “welcome/good-bye sequence”
§ ar-condicionado automático e digital dual zone com saída de ar traseira
§ coluna de direção ajustável em altura e profundidade
§ console central elevado com compartimento refrigerado
§ quatro portas USB Tipo-C (duas na frente e duas na traseira)
§ carregador de smartphone por indução
§ câmbio e-shifter e paddle-shift (aletas para troca de marcha)
§ freio de estacionamento eletrônico
§ bancos e painéis de porta com acabamento premium preto e costura cinza
§ painel de instrumentos digital de 7”
§ multimídia OpenR de 10” com espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay® sem fio
§ segurança: 6 airbags, limitador de velocidade (SL), controle de velocidade adaptativo inteligente (ACC), assistente de partida em rampa (HSA), sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré (RVC), alerta de distância segura (DW+FCW), frenagem automática de emergência frontal e em curvas (AEB JA), sensor de fadiga (DDAW) alerta de permanência em faixa (LDW), assistente de permanência em faixa (LKA), assistente de permanência em faixa em tráfego contrário (E-LKA OC +RE), reconhecimento de placas de velocidade (TSR)
§ banco traseiro bi-partido 60:40 com sistema “easy break”
§ sistema de som Arkamys® com seis alto-falantes
§ chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
Opcional: pacote teto bíton (teto bíton + barras longitudinais)
techno turbo TCe – R$ 199.990
Todos os equipamentos da versão evolution mais:
§ rodas de liga leve 18” design “mountain” na cor preta
§ barras de teto longitudinais
§ antena shark
§ faróis de neblina
§ painel de instrumentos digital 10” com replicação de mapa
§ multimedia OpenR de 10” com Google built-in (Google Maps, Google Play e Google Assistant) e mais de 100 apps disponíveis
§ integração My Renault app
§ manutenção conectada
§ Multi-sense com comando rotatório e 5 modos de condução Eco, Sport, Comfort, Perso (personalizável) e novo modo Smart
§ ambient lighting com 48 cores
§ bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico e ajuste lombar
§ segurança: sensores de estacionamento dianteiro, sensores de estacionamento lateral, alerta de ponto cego (BSW), alerta de saída segura dos ocupantes (OSE), alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), assistente de permanência em faixa com intervenção para ponto cego (E-LKA OT)
Opcionais: pacote teto bíton e pacote teto solar panorâmico
iconic turbo TCe – R$ 214.990
Todos os equipamentos da versão techno mais:
§ rodas de liga leve 19” design “river” diamantadas
- teto solar panorâmico elétrico com teto bíton preto
- bancos dianteiros com ajuste elétrico e lombar, com funções massagem e memória para motorista
- sistema de som premium Harman Kardon com 10 alto-falantes
§ bancos e painéis de porta com acabamento premium “deep blue”
- porta traseira elétrica com função Hands-Free
- segurança: farol alto inteligente (AHL), câmera 360º com visão 3D (AVM), assistente de estacionamento semi-autônomo (HFP), active driver assist (LA) e assistente de parada de emergência (ESA)
Sobre o Renault International Game Plan 2024-2027
O plano estratégico International Game Plan 2024-2027 foi apresentado em outubro de 2023, no Rio de Janeiro, durante a revelação global do Kardian pelo CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive, com um investimento de 3 bilhões para lançar oito novos modelos fora da Europa, incluindo cinco veículos nos segmentos C e D, para posicionar a marca nos segmentos de maior criação de valor.
O Boreal é o quarto veículo no mundo desse plano estratégico após Kardian, Duster e Grand Koleos. A fábrica do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), vai produzir o veículo para 17 países latino-americanos. No Brasil, o modelo será lançado em 19 de novembro e em 2026 chegará a outros países da América Latina, Turquia e outros mercados.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU).
Oferece uma gama completa veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Boreal, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 1 milhão de pessoas ao longo dos seus 15 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
Clique aqui para baixar a ficha técnica:
Clique aqui para baixar a lista de equipamentos:
Lista de equipamentos Boreal.xlsx
| Comandos do Google Automotive Services (GAS) em português | ||
Navegação | Endereço | ||
"Ok Google, navegar para Rua XV de Novembro 150, Curitiba" | |||
"Ok Google, navegar para Casa/Trabalho" | |||
"Ok Google, navegar para o CEP 80030-000" | |||
"Ok Google, me leve até em casa" | |||
Pontos de interesse (POI) | “Ok Google, navegar para o posto de combustível mais próximo” | ||
Ok Google, levar-me para Shopping Barigüi, Curitiba” | |||
“Ok Google, navegar para Parque Barigui” | |||
Itinerário | "Ok Google, qual é o próximo passo?” | ||
"Ok Google, qual é o meu destino?” | |||
"Ok Google, qual é o ETA?” "Ok Google, quanto tempo falta para chegar?” | |||
"Ok Google, quantos quilômetros até meu destino?” | |||
Trânsito | "Ok Google, como está o trânsito até o Shopping Barigui?” | ||
Guia | “Ok Google, ativar orientação por voz” “Ok Google, desativar orientação por voz” | ||
“Ok Google, cancelar navegação” “Ok Google, parar navegação” | |||
“Ok Google, evitar pedágios na rota” | |||
“Ok Google, cancelar navegação” “Ok Google, parar navegação” | |||
Controle do veículo | Climatização | “Ok Google, ajustar temperatura para 21 graus” | |
“Ok Google, ligar o ar-condicionado para 18 graus” | |||
“Ok Google, qual a temperatura do ar-condicionado” | |||
“Ok Google, aumentar a temperatura em 2 graus” “Ok Google, diminuir a temperatura” | |||
“Ok Google, ar no máximo (frio máximo)” “Ok Google, aquecimento no máximo” | |||
“Ok Google, sincronizar temperaturas” “Ok Google, sincronizar a temperatura do motorista e passageiro” | |||
“Ok Google, direcionar o ar para o para-brisa” “Ok Google, mandar ar para os pés” | |||
"Ok Google, ventilador no máximo" | |||
"Ok Google, desligar ventilador" | |||
"Ok Google, aumentar velocidade do ventilador" "Ok Google, diminuir velocidade do ventilador" | |||
"Ok Google, ventilador na velocidade 4" | |||
"Ok Google, ligar/desligar o ar-condicionado automático" | |||
“Ok Google, ligar recirculação” “Ok Google, desligar recirculação” | |||
“Ok Google, ativar desembaçador do para-brisa” “Ok Google, ligar desembaçador traseiro” | |||
Geral | Apps | “Ok Google, abrir Spotify” “Ok Google, youTube Music” | |
Temperatura | “Ok Google, qual a temperatura em Toulouse agora?” | ||
“Ok Google, qual é a temperatura para semana em Curitiba?". | |||
“Ok Google, como está o tempo para amanhã?". | |||
“Ok Google, vai chover amanhã?" | |||
Notícias | "Ok Google, quais as principais notícias?" | ||
Sport | “Ok Google, qual o placar de Brasil x Argentina?” “Ok Google, placar do Athletico agora” | ||
Sistema | "Ok Google, o que você pode fazer?" "Ok Google, quais são suas funcionalidades?" | ||
Alegria | "Ok Google, me faça rir" "Ok Google, me conte uma piada” | ||
Telefone | Chamada | “Ok Google, ligar para João Silva” “Ok Google, ligar para João Silva no celular” | |
"Ok Google, ligar para 11 9999-9999” | |||
SMS | "OK Google, leia o último SMS" Ok Google, leia a mensagem" | ||
"OK Google, responda o último SMS" "Ok Google, responde a mensagem" | |||
Media/Rádio | Media | “Ok Google, tocar álbum Abbey Road do The Beatles no Spotify” “Ok Google, tocar 'Garota de Ipanema' no YouTube Music” | |
"Ok Google, tocar músicas similares" | |||
Source | "Ok Google, tocar Spotify" | ||
Rádio | "Ok Google, tocar 88.5" | ||
Volume | "Ok Google, aumente o volume" "Ok Google, diminua o volume" "Ok Google, sem volume" "Ok Google, próxima música/rádio" |
Clique aqui para as imagens dos 24 ADAS:
Renault Boreal | B-Roll
https://drive.google.com/drive/folders/1v_jJrff2mcgrLHdwllC141Rkn2q3ID6H?usp=sharing