Em 2025 o Instituto Renault completa 15 anos de transformação social e geração de impacto positivo. Dentre as ações de celebração, foi realizada uma foto comemorativa no Complexo Ayrton Senna (PR) com a participação de beneficiários e parceiros dos projetos apoiados pelo Instituto Renault ao longo dos anos: AMARB (Associação dos moradores da Roseira e Borda do Campo), Borda Viva, Geração Futuro Jovens Talentos, Geração Futuro Profissionalizante, Lar Mãe Maria e ADFP (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná).

Além dos projetos sociais, também participaram do evento membros do poder público e da sociedade civil como a Secretaria de Trânsito de São José dos Pinhais e de Curitiba, a Guarda Municipal de São José dos Pinhais, representantes das escolas públicas municipais, empresários locais, lideranças comunitárias, empresas parceiras locais, fornecedores da Renault do Brasil e colaboradores voluntários, participantes do movimento #RenaultSolidária.

“Estamos próximos de completar 15 anos e já beneficiamos mais de 940 mil pessoas com projetos de transformação social voltados à inclusão por meio da educação, da geração de renda e educação para a segurança no trânsito. Rever algumas destas pessoas para esta foto comemorativa é emocionante”, afirma Graziela Pontes, gerente de Responsabilidade Social na Renault do Brasil.

“Essa nossa parceria nestes 15 anos permitiu e transformou a vida de muitos jovens que adquiriram conhecimentos e recursos para as suas vidas e uma abertura de caminhos para o mercado de trabalho. A Auto Viação São José fica muito feliz e honrada de estar participando deste momento de celebração dos 15 anos”, destaca Ênio Murilo Dal Negro, diretor da Auto Viação São José, parceira do projeto Geração Futuro Profissionalizante”

“Nossa parceria com o Instituto Renault é marcada em promover ações que fortalecem a cidadania e a segurança. Essa união tem sido essencial para construir futuros e caminhos mais justos para a sociedade. Participar do momento simbólico da foto dos 15 anos do Instituto foi uma honra. Representou a nossa trajetória em parceria e a celebração de conquistas de um trabalho coletivo e propósito compartilhado”, afirma Denise Aschenmacher, Guarda Municipal e Coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

“Foi uma honra fazer parte da foto dos 15 anos do Instituto Renault!  Fui representar a nossa comunidade com muito orgulho, levando junto comigo a força e a esperança da nossa região. Que venham muitos anos de transformação e impacto positivo na nossa Borda do Campo”, destaca Mauricio de Oliveira, morador da comunidade e administrador do perfil digital Borda e Região.

 

Instituto Renault, 15 anos de transformação e impacto social positivo

Conheça mais sobre os projetos sociais apoiados pelo Instituto Renault, que estiveram presentes na foto comemorativa aos 15 anos:

AMARB (Associação dos moradores da Roseira e Borda do Campo): a instituição tem foco na realização de projetos de geração de renda e cursos profissionalizantes que apoiam o desenvolvimento da comunidade da Roseira e Borda do Campo. A associação também atua na intervenção de relações institucionais pelos interesses e direitos dos moradores. O Instituto Renault apoiou a construção da nova sede de 235 m2 , equipada com uma cozinha industrial completa, voltada para formações profissionalizantes para as mulheres da comunidade da Borda do Campo. O espaço conta ainda com uma sala equipada com computadores e duas máquinas de costura, que serão utilizadas para cursos, oficinas e formações. Outra área é o salão de eventos, que contribui com a geração de renda por meio da locação.

Associação Borda Viva: projeto de empreendedorismo social, que adotou como estratégia a geração de renda para promover a inclusão social e econômica das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da região da Borda do Campo, bairro de São José dos Pinhais (PR) onde estão localizadas as fábricas da Renault do Brasil.

Contando com o apoio do Instituto Renault desde 2005, a Associação Borda Viva já beneficiou mais de 110 mil crianças, jovens e adultos desde a sua fundação, atuando em duas principais frentes: segurança alimentar e casa da costura.

A cozinha social visa a segurança alimentar de crianças em idade escolar e situação de vulnerabilidade social. Diariamente, 130 crianças são atendidas com uma refeição gratuita e nutricionalmente equilibrada. Na sede, que conta com uma cozinha industrial, também opera a cozinha comercial, que oferece refeições de qualidade a um preço acessível para a comunidade e trabalhadores da região, e fornece refeições e coffee-breaks a empresas, gerando renda para a manutenção dos projetos sociais. Em média, 139 refeições são comercializadas por dia, gerando renda para a Associação Borda Viva.

A Casa da Costura opera a partir do conceito da economia circular para a produção e comercialização de bolsas e acessórios, reutilizando aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, doados por fornecedores da Renault do Brasil. Desde 2015, mais de 24 toneladas de material automotivo foram reaproveitados na confecção das bolsas, que são atualmente vendidas em 65 grupos de concessionárias da Renault em todo o Brasil, além da venda on-line, Ao total, são 379.866 produtos vendidos pela Casa da Costura desde o seu lançamento.

 

Geração Futuro Jovens Talentos: em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais o programa nasceu para promover qualificação profissional de jovens de 16 a 24 anos para a inserção no mundo do trabalho. A metodologia aplicada no curso foi desenvolvida pelo Instituto IOS e a execução foi realizada em conjunto com a Unilehu (Universidade Livre para Eficiência Humana), instituição especialista na área de educação.

A grade curricular conta com conhecimentos e habilidades fundamentais, como conceitos administrativos, aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, comunicação e cálculo matemático. Complementam a grade técnica alguns conteúdos de habilidade socioemocionais pertinentes na busca pelo primeiro emprego como proatividade, marketing pessoal, orientação vocacional, oficinas de empregabilidade, relações interpessoais, entre outros.

Em 2024, o Geração Futuro Jovens Talentos passou a oferecer também um módulo de Tecnologia da Informação, e o Geração Futuro Profissionalizante passou a ofertar um módulo com foco no comércio e atendimento ao cliente, para responder as demandas da nova pesquisa do Mapa Social realizada em 2023.

Geração Futuro Profissionalizante: em 2022, em parceria com o Senai Paraná foi lançado o Geração Futuro Profissionalizante Mecânica, promovendo o ensino de conteúdos teóricos e práticos em mecânica básica automotiva.

Além do currículo tradicional em mecânica básica automotiva, as turmas recebem a certificação em mecânica Renault Academy, centro de treinamento Renault com padrões de qualidade internacionais da marca. As aulas práticas acontecem em uma unidade do Senai especializada na área automotiva, em Curitiba, equipada com um veículo e três motores, cedidos pela Renault do Brasil ao projeto. O deslocamento dos alunos é feito pela Auto Viação São José, que contribui com o transporte para os alunos realizarem as aulas práticas na unidade do Senai em Curitiba.

Em 2024 foi lançado o Geração Futuro Profissionalizante Comércio, em parceria com o Sebrae/PR, capacita profissionais da Borda do Campo para atuar nos estabelecimentos comerciais da região a partir de conteúdos como precificação, finanças e técnicas de atendimento ao cliente, competências necessárias para o dia a dia de quem irá atender os clientes nos estabelecimentos comerciais de São José dos Pinhais e região.

Lar Mãe Maria: espaço de acolhimento de crianças e adolescentes que em função de maus tratos, foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos na casa, desde 2019.

ADFP (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná): a Renault é parceira da ADFP desde 2009, quando realizou a cessão de um Master transformado pela Renault para o transporte de deficientes físicos para auxiliar no trabalho de inserção social realizado pela instituição. A ADFP é uma organização do terceiro setor, fundada em 1979 com o objetivo de instituir e coordenar amplos serviços de assistência e reabilitação aos deficientes físicos. 

 

Sobre o Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 14 anos, já são mais de 940 mil pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 110 mil pessoas desde 2002.

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 572 pessoas em 2024 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

O Instituto Renault celebrou cinco anos de impacto social positivo com o Programa Geração Futuro. Desde 2019, foram realizadas 20 turmas com a formação de 742 pessoas em situação de vulnerabilidade social. São quatro modalidades de capacitação desenvolvidas para jovens e adultos a partir das necessidades da comunidade apontadas pelo Mapa Social. O programa tem taxa de empregabilidade de 55%.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 284 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.