· Criado em 14 de setembro de 2010, o Instituto atua nos eixos de inclusão, por meio da educação e geração de renda, e na segurança no trânsito
· Para comemorar os 15 anos do Instituto Renault foi realizado evento de celebração no Complexo Ayrton Senna com a presença de vários parceiros
· Em 15 anos, as ações geraram impacto social positivo, alcançando mais de 942 mil pessoas
Em 2025 o Instituto Renault completa 15 anos de transformação social e geração de impacto positivo. Neste período, mais de 942 mil pessoas já foram beneficiadas com projetos de transformação social voltados à inclusão por meio da educação, da geração de renda e educação para a segurança no trânsito.
Para identificar as demandas e as oportunidades de investimento na região da Borda do Campo, bairro onde estão sediadas as fábricas da Renault do Brasil, em São José dos Pinhais (PR), o Instituto utiliza a metodologia do Mapa Social, estudo executado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e que já conta com duas edições, de 2018 e 2023 apontando as reais necessidades das comunidades ao redor.
Além disso, o Instituto conta também com ações que expandem seu impacto social para São Paulo, com projetos de inclusão por meio da educação como por exemplo o Geração Futuro Profissionalizante, lançado no início deste ano.
“O marco de 15 anos do Instituto Renault é um importante momento para celebrar o impacto transformador que nossas ações de inclusão e segurança têm gerado na sociedade. Mais de 942 mil pessoas beneficiadas refletem o nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento da sociedade”, afirma Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault do Brasil, e presidente do Instituto Renault.
Para celebrar os 15 anos do Instituto Renault foi realizado evento no Complexo Ayrton Senna com a presença da prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, executivos da Renault do Brasil, beneficiários e parceiros dos projetos apoiados pelo Instituto Renault ao longo dos anos, membros do poder público e da sociedade civil como a Secretaria de Trânsito de São José dos Pinhais e de Curitiba, representantes das escolas públicas municipais, empresários locais, lideranças comunitárias, empresas parceiras locais, fornecedores, concessionários da Renault do Brasil e colaboradores voluntários, participantes do movimento #RenaultSolidária.
Em 2025, o Instituto Renault deu um passo além na governança corporativa com a auditoria externa realizada pela KMPG, concluída com 100% de conformidade, que demonstra a transparência na gestão do Instituto. O relatório completo pode ser acessado aqui.
Conheça mais sobre os projetos sociais apoiados pelo Instituto Renault:
“Muito feliz em celebrar os 15 anos do Instituto Renault junto aos vários parceiros que fazem parte dessa história, como o poder público, colaboradores, fornecedores, concessionários da marca, além é claro das lideranças comunitárias”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação na Renault do Brasil.
Associação Borda Viva: projeto de empreendedorismo social, que nasceu como um projeto de segurança alimentar para as crianças da região em 2002, ao longo do tempo adotou como estratégia a geração de renda para promover a inclusão social e econômica das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da região da Borda do Campo, bairro de São José dos Pinhais (PR) onde estão localizadas as fábricas da Renault do Brasil.
Contando com o apoio do Instituto Renault desde 2005, a Associação Borda Viva já beneficiou mais de 110 mil crianças, jovens e adultos desde a sua fundação, atuando em duas principais frentes: segurança alimentar e casa da costura.
A cozinha social visa a segurança alimentar de crianças em idade escolar e situação de vulnerabilidade social.
Desde o início do apoio do Instituto Renault à Associação Borda Viva, houve investimentos nas formações da gestão da Associação e nas mulheres que trabalham por lá. Por meio da contratação de uma consultoria especializada, foram implementadas melhorias significativas na gestão administrativa, abrangendo áreas como compliance, precificação, elaboração de relatórios financeiros e de transparência, gerenciamento de caixa, cocriação de produtos e distribuição justa de renda entre as trabalhadoras envolvidas no projeto.
Essa iniciativa tem como foco principal garantir a sustentabilidade financeira da Associação e a valorização da economia solidária, promovendo autonomia e fortalecendo o impacto social gerado.
Diariamente, 130 crianças são atendidas com uma refeição gratuita e nutricionalmente equilibrada. Na sede, que conta com uma cozinha industrial, também opera a cozinha comercial, que oferece refeições de qualidade a um preço acessível para a comunidade e trabalhadores da região, e fornece refeições e coffee-breaks a empresas, gerando renda para a manutenção dos projetos sociais. Também são comercializadas refeições diariamente, gerando renda para a Associação Borda Viva.
A Casa da Costura opera a partir do conceito da economia circular para a produção e comercialização de bolsas e acessórios, reutilizando aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, doados por fornecedores da Renault do Brasil. Desde 2015, mais de 24 toneladas de material automotivo foram reaproveitados na confecção das bolsas, que são atualmente vendidas em 96 lojas, além da venda on-line. Ao total, são 379.866 produtos vendidos pela Casa da Costura desde o seu lançamento.
“É com muita alegria que celebramos os 15 anos de atuação do Instituto Renault em nossa comunidade, nos ajudou a transformar muitas vidas. A Associação Borda Viva surgiu para combater a fome e o desemprego que assolavam a região, e através da parceria com a Renault e com o Instituto Renault a comunidade se transformou. Hoje, as pessoas têm oportunidades, afirma Rose Santos, presidente da Associação Borda Viva.
“Foi graças ao Instituto Renault e à Borda Viva que eu aprendi muita coisa. Daqui eu tiro minha renda para sustentar minha casa e meus filhos. Meus filhos também já trabalharam na Renault, e isso mudou muito nossa realidade de nossa família”, afirma Zélia Barbosa, colaboradora da Cozinha da Associação Borda Viva.
AMARB (Associação dos moradores da Roseira e Borda do Campo): a instituição tem foco na realização de projetos de geração de renda e cursos profissionalizantes que apoiam o desenvolvimento da comunidade da Roseira e Borda do Campo. A associação também atua na intervenção de relações institucionais pelos interesses e direitos dos moradores. O Instituto Renault construiu e doou a nova sede de 235 m2, inaugurada em 2020, equipada com uma cozinha industrial completa, voltada para formações profissionalizantes para as mulheres da comunidade da Borda do Campo. O espaço conta ainda com uma sala equipada com computadores e duas máquinas de costura, que serão utilizadas para cursos, oficinas e formações. Outra área é o salão de eventos, que contribui com a geração de renda por meio da locação.
“Eu sempre imaginava quando eu via alguma entrevista de uma mulher dizendo que sua vida tinha se transformado, eu pensava que gostaria de fazer isso um dia, mas que eu não iria conseguir. Hoje, graças ao Instituto Renault eu posso fazer isso pela comunidade por meio das ações que realizamos na AMARB”, declara Maria Eunice de Oliveira, presidente da AMARB.
Geração Futuro Jovens Talentos: em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais o programa nasceu para promover qualificação profissional de jovens de 16 a 24 anos para a inserção no mundo do trabalho. A metodologia aplicada no curso foi desenvolvida pelo Instituto IOS e a execução foi realizada em conjunto com a Unilehu (Universidade Livre para Eficiência Humana), instituição especialista na área de educação.
A grade curricular conta com conhecimentos e habilidades fundamentais, como conceitos administrativos, aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, comunicação e cálculo matemático. Complementam a grade técnica alguns conteúdos de habilidade socioemocionais pertinentes na busca pelo primeiro emprego como proatividade, marketing pessoal, orientação vocacional, oficinas de empregabilidade, relações interpessoais, entre outros.
Em 2024, o Geração Futuro Jovens Talentos passou a oferecer também um módulo de Tecnologia da Informação, e o Geração Futuro Profissionalizante passou a ofertar um módulo com foco no comércio e atendimento ao cliente, para responder as demandas da nova pesquisa do Mapa Social realizada em 2023.
“Eu fiz primeiro o curso Geração Futuro Jovens Talentos, mais voltado para a área administrativa, e depois desse curso eu consegui um emprego na Renault como aprendiz. Depois, eu decidi fazer o curso com o módulo de Tecnologia da Informação e já estou trabalhando na área, como prestadora de serviços para a Renault do Brasil na direção de TI” afirma Ana Claudia Rodrigues, ex-aluna do programa Geração Futuro e colaboradora da Amaris, fornecedor da Renault do Brasil.
“Fiz parte da primeira turma do Geração Futuro, em 2019. Com tudo que aprendi no curso, tive uma oportunidade de emprego em um fornecedor da Renault do Brasil, onde sigo trabalhando até hoje. Posso dizer que isso transformou a minha vida e a vida da minha família”, afirma Nayara Grajima, ex aluna do Geração Futuro Jovens Talentos e colaboradora da Sodexo, fornecedora da Renault do Brasil.
Geração Futuro Profissionalizante: em 2022, em parceria com o Senai Paraná foi lançado o Geração Futuro Profissionalizante Mecânica, promovendo o ensino de conteúdos teóricos e práticos em mecânica básica automotiva.
Além do currículo tradicional em mecânica básica automotiva, as turmas recebem a certificação em mecânica Renault Academy, centro de treinamento Renault com padrões de qualidade internacionais da marca. As aulas práticas acontecem em uma unidade do Senai especializada na área automotiva, em Curitiba, equipada com um veículo e três motores, cedidos pela Renault do Brasil ao projeto. O deslocamento dos alunos é feito pela Auto Viação São José, que contribui com o transporte para os alunos realizarem as aulas práticas na unidade do Senai em Curitiba.
“Essa nossa parceria nestes 15 anos permitiu e transformou a vida de muitos jovens que adquiriram conhecimentos e recursos para as suas vidas e uma abertura de caminhos para o mercado de trabalho. A Auto Viação São José fica muito feliz e honrada de estar participando deste momento de celebração dos 15 anos”, destaca Ênio Murilo Dal Negro, diretor da Auto Viação São José, parceira do projeto Geração Futuro Profissionalizante”
“Este curso foi transformador para a minha trajetória. O conteúdo e toda a qualidade, tanto prática quanto teórica, foram fundamentais para o exercício da minha profissão e, com o conhecimento que adquiri, pude ter uma primeira oportunidade de emprego em uma concessionária Renault. Desde então tenho buscado crescer e me especializar cada vez mais”, afirma Fernanda Hortmann, ex-aluna do Geração Futuro Profissionalizante e colaboradora de concessionária no Grupo Barigui.
Em 2024 foi lançado o Geração Futuro Profissionalizante Comércio, em parceria com o Sebrae/PR, capacita profissionais da Borda do Campo para atuar nos estabelecimentos comerciais da região a partir de conteúdos como precificação, finanças e técnicas de atendimento ao cliente, competências necessárias para o dia a dia de quem irá atender os clientes nos estabelecimentos comerciais de São José dos Pinhais e região.
Lar Mãe Maria: espaço de acolhimento de crianças e adolescentes, que em função de maus tratos, foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos na casa, desde 2019. O Lar fica localizado em São José dos Pinhais (PR), recebeu uma Master em comodato para realizar o transporte diário das crianças e adolescentes, além das atividades voluntárias realizadas por colaboradores da Renault do Brasil.
ADFP (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná): a Renault é parceira da ADFP desde 2009, quando realizou a cessão de um Master transformado pela Renault para o transporte de deficientes físicos para auxiliar no trabalho de inserção social realizado pela instituição. A ADFP é uma organização do terceiro setor, fundada em 1979 com o objetivo de instituir e coordenar amplos serviços de assistência e reabilitação aos deficientes físicos.
Geração Futuro Profissionalizante em São Paulo: em fevereiro de 2025, o Instituto Renault ampliou o impacto social em São Paulo. O programa de formação em mecânica básica automotiva é ofertado pelo Instituto Renault em parceria com o SENAI SP, Arca do Crescer (centro de formação e inclusão profissional da ONG franco-brasileira Arca), e as concessionárias Sinal, Rpoint e Amazonas.
As turmas contam com alunos em situação de vulnerabilidade social residentes das favelas da Vila Prudente, que receberão a qualificação profissional 100% gratuita em mecânico de veículos leves pelo SENAI. Formações em habilidades socioemocionais, com o objetivo de preparar os alunos para o ingresso no mercado de trabalho também fazem parte da grade curricular, ministradas pela Arca do Crescer.
Além das aulas teóricas e práticas no SENAI, os alunos terão aulas práticas em uma concessionária Renault para vivenciar a realidade da atuação de um mecânico profissional. A formação proporcionada pelo Geração Futuro Profissionalizante tem carga horária total de 211 horas e está alinhada aos mais altos padrões de qualidade da marca Renault no mundo, por meio da Renault Academy.
Desde o lançamento, o programa já está em sua segunda turma, sendo 16 mecânicos formados na primeira turma e 18 alunos na segunda turma. O programa é um sucesso comprovado pela taxa de empregabilidade, que hoje está em 55%.
“Com o Geração Futuro Profissionalizante eu consegui uma oportunidade que jamais imaginei que poderia ter. O curso, para mim, foi muito mais que um certificado: foi um aprendizado de vida e o despertar de uma paixão pela mecânica. Sou muito grato pela oportunidade e espero que possa seguir aprendendo cada vez mais”, afirma Henrique Veloso, aluno da primeira turma de São Paulo e que foi contratado pela concessionária Rpoint.
"Nós acreditamos muito no projeto, e ver o comprometimento e brilho nos olhos dos alunos nos ver apostar ainda mais em seu potencial. Parceria como essas são fundamentais para um impacto compartilhado, e as duas frentes só tem a ganhar" – Devincer Miguel, diretor da marca Renault na RPoint.
Demais iniciativas em São Paulo: além do Geração Futuro Profissionalizante, o Instituto Renault gera impacto social positivo na cidade de São Paulo desde 2017 com apoio aos projetos Arca e Casa do Zezinho por meio de ações de solidariedade e campanhas de arrecadação com o movimento #RENAULTSOLIDÁRIA, de engajamento voluntário dos colaboradores Renault, além de um veículo em comodato à Casa do Zezinho, que contribui para manter o transporte das crianças atendidas pelo projeto.
De 2017 a 2020, o Instituto esteve presente também na cidade com o projeto O Trânsito e Eu em uma parceria com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e, durante dez anos, a Renault doou veículos à AACD, utilizados para captar recursos que refletirão em atendimentos a pessoas com deficiência física e pacientes ortopédicos tratadas pela instituição.
#RenaultSolidária, a iniciativa de voluntariado dos colaboradores da Renault do Brasil
O #RenaultSolidária acompanha o Instituto Renault desde a sua criação. Por meio dele, colaboradores da Renault do Brasil dedicam seu tempo e conhecimento, de forma voluntária para atuar em prol da comunidade na região de São José dos Pinhais. Desde 2010, já foram mais de 7 mil participações de colaboradores em ações voluntárias e de doações de alimentos, roupas ou outros donativos, totalizando mais de 155 toneladas doadas. Conheça algumas iniciativas:
· Geração Futuro Jovens Talentos: nos 5 anos de existência do programa mais de 290 colaboradores apoiaram o desenvolvimento dos alunos realizando mentorias especificas ou palestras sobre temas como compliance e diversidade e inclusão.
· Obras de revitalização: de 2022 a 2025, 496 pessoas, incluindo colaboradores voluntários da Renault e da PPG, fornecedora de revestimentos automotivos — realizaram quatro ações de voluntariado de pinturas de instituições escolas municipais localizadas na região da Borda do Campo: AMIVI (Comunidade Amigos da Vida), CMEI Borda Viva, Escola Municipal Maria Leni e Escola Estadual Zilda Arns. Ao todo, foram 1.751 pessoas beneficiadas nas quatro ações.
· Voluntários no ritmo do rock: em outro contexto, a música deu o tom da solidariedade na 4ª edição do “Rock in RTA, evento de música organizado voluntariamente pelos colaboradores da engenharia da Renault do Brasil, com o objetivo de arrecadar fundos para projetos e instituições apoiadas pelo Instituto.
· Arrecadações e donativos: ao longo do ano são realizadas ações por meio de campanhas pontuais e datas comemorativas, incluindo a arrecadação de 16 toneladas de itens como água, cestas básicas, roupas e outros donativos para as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul durante o ano de 2024.
Inclusão por meio do esporte
Por meio de uma parceria com o Instituto Patrícia Medrado, o Instituto Renault realizou ações que promovem o tênis em áreas públicas. A iniciativa está conectada à estratégia global da Renault “Give me 5” em prol da democratização do tênis e ao pilar de inclusão por meio da educação, um dos pilares de atuação do Instituto Renault.
Conheça as principais iniciativas:
· Torneio para 80 crianças de 7 a 14 anos, beneficiadas pelo projeto “Tenista Cidadão – Esporte, Educação Integral e Protagonismo”, realizado em 2023, em São Paulo.
· Capacitação de 30 professores de Educação Física da rede pública das escolas de São José dos Pinhais, no Paraná, beneficiando 6.000 crianças. A formação com aulas práticas foi realizada na Associação Colibri, espaço destinado ao lazer e prática esportiva dos colaboradores da Renault do Brasil, que fica no Complexo Ayrton Senna (CAS). Além da capacitação para esses profissionais, também foram doados kits com bolinhas e raquetes de tênis.
· Reforma e pintura da quadra poliesportiva do Centro Educacional Unificado (CEU) Campo Limpo, em São Paulo. A ação beneficia cerca de 80 crianças de 7 a 14 anos que realizam treino de tênis, ministrado pelo Instituto Patrícia Medrado.
Um trânsito mais seguro para todos
No Brasil, as iniciativas e projetos voltados para a segurança no trânsito da Renault do Brasil são realizadas pelo Instituto Renault:
Programa “O Trânsito e Eu”: realizado desde 2012, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos mais conscientes para um trânsito seguro. “O Trânsito e Eu” é um programa global do Grupo Renault.
No Brasil, mais de 270 mil alunos já participaram do programa desde a sua criação, nos seis municípios brasileiros que mantêm as atividades permanentes e nas ações itinerantes. Voltado para crianças de 7 a 11 anos o programa forma professores com um o material pedagógico disponibilizado gratuitamente pelo Instituto Renault.
De forma lúdica e divertida são apresentadas as noções básicas de segurança e convivência no trânsito para crianças, que participam das atividades atuando nos diferentes papéis dos atores do trânsito: como passageiros, pedestres, ciclistas, como a pessoa idosa que atravessa a rua, entre outros.
O objetivo é sempre buscar a convivência pacífica entre os diversos atores do trânsito.
Este programa recebeu o importante apoio de diversas concessionárias da Renault no Brasil, tanto em ações tanto fixas quanto itinerantes, como por exemplo no Rio Grande do Sul, com a Nissul.
“O Trânsito e Eu Digital”: para ampliar o alcance do programa, em 2018, foi lançada a versão digital, que adota novas tecnologias, como sistema touch, realidade virtual e óculos 3D em cartilhas, jogos e aplicativos desenvolvidos especialmente para as crianças.
Este programa foi o vencedor da 7ª edição do Prêmio Destaques Maio Amarelo 2024, promovido pelo Observatório Nacional da Segurança Viária. Durante o evento, foi realizada uma atividade interativa com o projeto “O Trânsito e Eu”, para um grupo de 20 crianças assistidas pela Arca do Saber, um projeto social localizado nas favelas da Vila Prudente, em São Paulo, que é um parceiro do Instituto Renault em outros projetos, como o Geração Futuro Profissionalizante.
“O Trânsito e Eu Digital” nas escolas de Curitiba: em maio de 2025, o Instituto Renault e a Prefeitura de Curitiba lançam o programa de educação para segurança no trânsito “O Trânsito e Eu” voltado para estudantes da rede municipal de ensino. Ao final de um ano, 80 escolas municipais serão beneficiadas, totalizando 12.000 crianças capacitadas.
Para a parceria em Curitiba, a Renault do Brasil por meio do Instituto Renault cedeu oito óculos de realidade virtual formato de comodato para a Secretaria Municipal de Trânsito. Estes equipamentos operam um jogo educativo 100% desenvolvido pelo Instituto Renault que transporta as crianças para um ambiente de 360º, permitindo que as crianças interajam com o ambiente e escolham os comportamentos seguros no trânsito de forma virtual.
Também faz parte do projeto o acesso a um quiz on-line que poderá ser acessado nas salas de informática das escolas, de modo a reforçar o aprendizado. O Instituto Renault realizou treinamento à equipe da Prefeitura que irá operacionalizar a ação nas escolas.
Direção Segura: o curso de Direção Segura Renault faz parte das iniciativas para melhorar a segurança no trânsito por meio da sensibilização e educação. Voltado para clientes da marca, o curso contempla exercícios práticos para aprender a conduzir os automóveis de forma mais segura e a reagir corretamente em situações cotidianas de risco, como a correta postura ao volante e seu impacto na condução, frenagem de emergência em linha reta e com desvio, a atuação do ESP (controle de estabilidade) em desvios de trajetória, além de uma prova de prosolo cronometrada, entre outros. Esta iniciativa é realizada em parceria com a Rede de Concessionários Renault, como as concessionárias Navesa, Minas France, Rpoint, Andreta e Valec.
Sobre o Instituto Renault
A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 14 anos, já são mais de 942 mil pessoas impactadas.
Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 110 mil pessoas desde 2002.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 572 pessoas em 2024 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.
Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 284 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU).
Oferece uma gama completa veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 940 mil pessoas ao longo dos seus 14 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.