Por dois anos seguidos, a Renault é a vencedora do Carro do Ano, a premiação mais tradicional da indústria automotiva brasileira, realizada desde 1966 pela Autoesporte, da Editora Globo S/A. O Boreal foi o campeão na categoria principal da premiação sendo eleito o Carro do Ano 2026. No ano passado, o Kardian conquistou o troféu de Carro do Ano 2025.
“É um grande orgulho conquistar novamente o prêmio Carro do Ano. O Boreal representa a entrada da Renault em um novo segmento e nos permitirá atrair consumidores que valorizam design e tecnologia. Além disso, o Boreal reforça o novo posicionamento de marca iniciado com o Kardian no ano passado”, explica Aldo Costa, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
“Esse prêmio valoriza não apenas o Boreal, um veículo que se destaca pelo design imponente, pela tecnologia intuitiva e pela experiência prazerosa ao dirigir, mas também o empenho e a competência de toda a nossa equipe, que se dedica incansavelmente a transformar cada conceito em uma experiência singular de mobilidade”, afirma Ariel Montenegro, presidente e diretor-geral da Renault Geely do Brasil.
A 59ª edição do Carro do Ano teve um júri com 26 nomes, composto pela equipe da Autoesporte, além de importantes jornalistas automotivos de diversas regiões do Brasil.
O Boreal custa a partir de R$ 179.990 e está disponível em três versões de acabamento: evolution, techno e iconic. Todas com o eficiente motor turbo TCe 1.3 flex com 270 Nm de torque combinado ao eficiente câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem úmida com seis marchas. Tecnologia presente no Kardian e consolidada em mais de 1 milhão de unidades vendidas na Europa.
Mais sobre o Boreal
Apresentado mundialmente pela primeira vez em julho, em São Paulo, o Renault Boreal é um modelo que associa elegância e tecnologia. O Brasil é o primeiro país a comercializar o Boreal no mundo.
Com seus 4,56 m de comprimento (por 1,84 m de largura), o Renault Boreal se posiciona no segmento C-SUV, oferecendo proporções atraentes. A silhueta tem volumes equilibrados, com um entre eixos mais longo (2,70 m) e balanços reduzidos, o que confere espaço interno e dinamismo visual ao modelo. Com altura de 1,65 m, o teto do Renault Boreal é ligeiramente inclinado. Associado a uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil, esta carroceria confere ao veículo um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.
À primeira vista, o Renault Boreal marca presença com um capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita, que é reconhecida logo de cara graças aos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo. As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria marcada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo.
Com seu design interno inédito, o cockpit do Renault Boreal é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal openR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas que exibe todas as informações relacionadas à condução. Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido, que valoriza as funções conectadas.
Uma das principais vantagens da Renault Group Modular Platform é a arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Projetada para ser totalmente compatível com as regulamentações atuais e futuras, ela abre caminho para a integração de tecnologias embarcadas com forte valor agregado. O Renault Boreal é uma demonstração concreta desta estratégia, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa e o primeiro a trazer de série no Brasil.
O Boreal oferece um sistema Harman Kardon premium, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre. Este sistema exclusivo integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido. O resultado é excepcional, proporcionando um som mais vivo, imersivo e de alta fidelidade, projetado para entregar a experiência de um verdadeiro estúdio de som sobre rodas.
Graças à arquitetura elétrica e eletrônica da plataforma, o Renault Boreal integra até 24 sistemas avançados de assistência ao motorista, o pacote mais completo do segmento C-SUV a combustão. Entre eles estão:
· Alerta de permanência em faixa (LDW): O sistema avisa o motorista se o veículo sai de sua faixa de rodagem por meio de um alerta sonoro ou vibração do volante.
· Assistente de permanência em faixa (LKA): O sistema detecta se o veículo sai de sua faixa de rodagem e aplica uma correção no volante para ajudar o motorista a se manter na faixa.
· Assistente de permanência em faixa em tráfego contrário e com intervenção para ponto cego (e-LKA): Atua em situações críticas, como no caso de risco de sair da estrada, presença de um veículo vindo em sentido contrário ou detecção de ultrapassagem perigosa. O sistema alerta o motorista e corrige a direção mantendo o veículo na faixa para reduzir um eventual risco de colisão que tenha sido detectado.
· Alerta de ponto cego (BSW): O sistema detecta a presença de veículos (carros, caminhões, veículos de duas rodas, etc.) atrás e ao lado do veículo e determina se existe um possível risco de colisão. Neste caso, um sinal luminoso no retrovisor externo do lado do risco de colisão serve de alerta para o motorista.
· Alerta de saída segura dos ocupantes (OSE): Este sistema utiliza os dois radares laterais traseiros para identificar veículos vindo de trás no momento, alertando de forma visual e sonora aos ocupantes antes de desembarcarem do veículo.
· Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA): Permite sair com toda segurança de um espaço em marcha a ré, graças aos radares laterais traseiros que detectam e alertam sobre a aproximação de obstáculos nos cantos do veículo.
· Assistente de parada de emergência (ESA): Este sistema alerta o motorista de forma visual e sonora e pode desacelerar o veículo e até parar na mesma faixa de rolagem caso haja inatividade do motorista.
· Frenagem automática de emergência (AEBS): Este sistema alerta quando há risco de colisão, podendo acionar a frenagem se o motorista não reagir.
Outros dispositivos de assistência ao motorista completam a gama de equipamentos, como o reconhecimento de placas de velocidade (TSR) e sensor de fadiga (DDAW), etc.
Para ainda mais conforto, o Renault Boreal integra uma assistência de condução semi-autônoma de nível 2. Este sistema combina um controle de velocidade adaptativo com Stop&Go (ACC) à centralização de faixa (active driver assist - LC), permitindo que o veículo se mantenha centralizado na faixa a uma distância segurança, de maneira fluida e contínua.
Sobre a Renault
A Renault oferece uma gama completa veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Boreal, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 1 milhão de pessoas ao longo dos seus 15 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.